Venda direta

  • Voltado diretamente aos consumidores, sem nenhum tipo de estabelecimento comercial fixo, eliminando intermediários e custos;
  • Os empreendedores independentes também são chamados de revendedores, consultores, distribuidores, entre outros;
  • É vantajosa para os consumidores, possibilitando o acesso a uma enorme quantidade e variedade de produtos e serviços de qualidade, com preços mais acessíveis, atendimento personalizado e a conveniência de não precisarem se deslocar a um estabelecimento comercial;
  • Uma ótima oportunidade de trabalho para construir uma carreira profissional como empreendedor, ter horários flexíveis, autonomia de decisões e pode ser utilizado com uma renda extra no orçamento;
  • Utiliza a rede de contatos como fator determinante, se diferenciando do varejo tradicional ao fomentar o contato pessoal;
  • Na maioria das vezes, o empreendedor inclui entre os principais clientes seus amigos, familiares e colegas de trabalho, isto aumenta a confiança nas marcas e a fidelização dos compradores.

Formas de Venda Direta

Porta a Porta

O empreendedor vai até o cliente para demonstrar as características dos produtos ou serviços oferecidos e apresentar seus benefícios e tirar todas as dúvidas no mesmo instante. As vendas podem ser concretizadas logo após a demonstração ou posteriormente, sendo a modalidade mais tradicional.

Catálogo

O empreendedor deixa um catálogo de produtos e seus respectivos preços com os potenciais clientes, seja em seu local de trabalho ou em sua residência. A vantagem para o cliente é ter um tempo maior para analisar e selecionar os produtos ou serviços que mais lhe interessam e, assim, fazer o pedido diretamente ao revendedor. A estratégia do catálogo é bastante utilizada quando os produtos já são bem conhecidos pelos consumidores.

Evento Social

O empreendedor promove uma demonstração na casa de um consumidor em potencial, que recebe amigos e familiares. Podem ser feitas apresentações também em locais de trabalho. A vantagem desta modalidade é apresentar o produto ou o serviço a mais de uma pessoa por vez e sanar as dúvidas de todos ao mesmo tempo. Além disso, fortalece o vínculo do revendedor com a sua comunidade de atuação.

Internet/Redes Sociais

Esta é a modalidade que mais cresce nos últimos anos e tem permitido a empreendedores de venda direta atingirem um número maior de clientes em potencial. Por meio das redes sociais, sites ou aplicativos é possível enviar catálogos eletrônicos, apresentar vídeos sobre os produtos e serviços, tirar dúvidas, compartilhar experiências de outros consumidores, e selar o negócio sem perder o conceito de relacionamento pessoal entre revendedor e comprador.

Marketing Multinível

Formado por empreendedores independentes que atuam como revendedores de produtos e serviços de qualidade em contato direto com os consumidores.

O marketing multinível (MMN) é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

Marketing Mononível

O revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro.

Diferença entre Marketing Multinível e "Esquema de Pirâmide"

O esquema de pirâmide é ilegal e está baseado principalmente no recrutamento de outros integrantes, com a falsa promessa de dinheiro rápido e fácil, sendo um modelo comercial não sustentável que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.

A pirâmide financeira é caracterizada por ser um negócio que não existe um produto ou serviço viável. Se existe, não tem utilidade ou é muito mais caro do que os da concorrência. Ela só se mantém enquanto houver pessoas para entrar nela. E quando as pessoas param de investir um dia ela quebra. Geralmente os participantes são estimulados a pagarem uma taxa somente por ingressarem na rede, sem que o valor seja revertido em mercadorias ou materiais.

Marketing de Rede

Modelo legal em que comerciantes ganham bônus pelas vendas de outros comerciamentes que atraem para a rede.

  • Há um produto que é viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente.
  • Ganho proporcional ao esforço.
  • Continuidade e hereditariedade.
  • A empresa recolhe impostos.
  • Tem garantia de devolução de desistência do negócio.
  • São associadas a ABEVD.
  • Cumprem o código de ética das assossiações do setor.

Pirâmide Financeira

É um negócio que só se mantém enquanto houver pessoas para entrar nele. Como a população é finita, um dia quebra.

  • Não vende produtos ou serviços ou mascara a inexistência de produtos ou serviço.
  • O primeiro a entrar é o que mais ganha.
  • Não há continuidade.
  • Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais.
  • Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil.
  • Esquema ilegal que não cumpre o código de ética de assossiações do setor.

A KPlay Fábrica de Software é um membro da ABEVD - Associação Brasileira de Vendas Diretas. https://www.abevd.org.br/

ABEVD